quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Projeto de Iniciação Científica apresentado na XIX Semana do Conhecimento da UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais- 22/10/2010

"E-science, redes de cooperação e discurso científico em ambientes digitais"

Adriane Legnani de Souza Silva (CNPq/PIBIC/ECI/UFMG)
Prof. Dra. Maria Aparecida Moura (Orientadora ECI/UFMG)

A consolidação dos sistemas de informação cooperativos potencializados pela web 2.0 ampliou a presença de pesquisadores no contexto digital. Nesse sentido, a cooperação e a troca direta de informações produzidas por esses atores romperam as fronteiras dos espaços considerados eminentemente acadêmicos e científicos. Hoje, dispositivos permitem o compartilhamento direto de mensagens (blogs, listas de discussão e portais de audiovisuais) e a efetivação de um ecossistema de redes sociais que enseja a implementação de novos padrões de validação da informação, hoje mais orientado à audiência proporcionando novas formas de visibilidade social.

O E-science (enhanced-science), pressupõe a efetivação de práticas de colaboração científicas interdisciplinar integradas por dispositivos eletrônicos.

O projeto “Redes Sociais de Colaboração Científica e Inovação: Linguagem, modelos de Interação e produção entre agentes” objetiva identificar, caracterizar e modelar os processos de interação, colaboração e produção informacional entre agentes de redes sociais de colaboração científica visando compreender as repercussões e a interpenetração dos acordos semióticos estabelecidos na formação do discurso científico contemporâneo e na organização da informação.

Nessa etapa da pesquisa realizaram-se estudos de fundamentação teórica e a construção dos instrumentos de coleta de dados. Em etapa posterior, realizaram-se a caracterização dos gêneros digitais, documentos emergentes em termos estruturais e discursivos, que possuem traços multimodais e hipertextuais desenvolvidos em ambientes digitais. Para tanto, foram analisadas as estruturas formais e as abordagens conceituais dos blogs científicos e a estruturação de uma base para a análise dos laboratórios nacionais e internacionais que possuem mediações e abordagens digitais para apoiar pesquisas colaborativas em rede.

Palavras-chave: E-Science, discurso científico, redes de cooperação científica, gênero digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário