terça-feira, 27 de julho de 2010

Iniciando-me nas trilhas da semiótica...

Adriane, Prof. Doutora Cida Moura e Isabella Brito (parceira). ECI/UFMG
Meu Deus, brilhou em minha mente uma aula maravilhosa sobre semiótica, que além de ver os capítulos cinematográficos da minha vida, também revi em traillers, e só agora pude entender, que eu já pensava em pesquisa científica  há muito tempo.
Desde pequena o meu pai dizia que o cientista descobre e modifica o saber humano. Hoje, ainda posso acrescentar que, o cientista, enquanto observa, quantifica e analisa um determinado fenômeno, também é transformado profundamente por este. Fato que modifica o seu foco para buscar novos fenômenos de investigação e novamente ser transformado.
Eu sei que é um caminho longo e de difícil acesso, pois requer dedicação e estudo, isto eu tenho.
Porém, as outras responsabilidades a que também sou chamada a me envolver,  absorvem o meu tempo. Ser esposa, mãe, filha, irmã e tia requerem, equilibradamente, maior presença. Sei que esta oportunidade é única. Se não atender a este chamado agora, continuarei com esta vontade encoberta e gritando cada vez mais alto, querendo "saltar" do meu âmago.
Palavras como:   "  Representação e Significação
                            Encurtar o estranhamento
                            Processo de conhecer
                            Pensar semioticamente a partir do meu lugar
                            Imediato  -Dinâmico  -Final."(Cida Moura)
                            Ciclo que se completa, renova e transforma.
Como e quando as informações se transformam em conhecimento ?
Quais as necessidades que desencadeiam esta busca e escolha ?
Como este conhecimento transforma a condição social do sujeito, agregando-lhe potencial  intelectual e modificando sua visão de mundo, mudando o seu comportamento ?
É claro, falta-me maturidade, talvez um método claro para incorporar  as minhas idéias.
Mas este é o próximo passo que preciso dar. Aliar tudo o que penso a um método de exposição visual, que também faça sentido para outras pessoas e que elas possam me entender.
Este processo de racionalizar aquilo que vive em ebulição no meu pensamento, por vezes é até sofrido,  pois, fazer o outro entender e enxergar o que pensamos, não é tarefa simples.
Relatório de atividades na Iniciação Científica, aí vou eu.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, parabéns!!
    Será que vc tem as outras fotos que tiramos com a Cida?
    Abraços, Débora

    ResponderExcluir